terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia das Mães

Na noite do dia 09/05/2011, foi comemorado o "Dia das Mães"
Inicialmente a Pastora Roili Borchardt, palestrou homenageando as mães presentes. Após o aluno Cristhian dos Santos, cantou canções alusivas as mães.
Para encerrar as festividades foi servido um delicioso jantar.










segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bullying

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo Bullying surgiu na Noruega, na década de 80, e é originário da palavra inglesa bully, que quer dizer ameaçar, intimidar, amedrontar, tiranizar, oprimir, maltratar.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.
O Bullying é um problema que aparece em todas as partes do mundo. Ele está sempre presente em qualquer escola, seja primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Acontece em sala de aula com amigos de classe ou em qualquer outro departamento da escola. O Bullying também pode acontecer na rua, com esses mesmos colegas, perseguindo, magoando e humilhando a vítima na frente de todos.

Quais são as conseqüências possíveis para os alvos?

As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho.
Promotores da Infância e Juventude de São Paulo, querem que o bullying seja considerado crime. Um anteprojeto de lei elaborado pelo grupo prevê pena mínima de 1 a 4 anos de reclusão, além do pagamento de multa. Se a prática for violenta, reiterada e cometida por adolescente, em caso de condenação, o autor poderá ser acolhido pela Fundação Casa.
Ao sofrer a violência do tipo bullying, tanto as crianças como os adultos, sozinhos, não têm como se defender. Os colegas, embora digam repudiar esse tipo de violência psicológica e sentirem pena, declaram que nada podem fazer para defendê-la, com medo de serem a próxima vítima.

terça-feira, 3 de maio de 2011

PROJETO ESCOLA LIMPA

No dia 11/4/2011 foi dado início ao “Projeto Escola Limpa 2011”, onde realizou-se, por parte do monitor Emerson, a exposição das atividades aos alunos e entrega dos cronogramas dos trabalhos do projeto aos professores e funcionários, onde serão realizados eventos durante o 1° semestre (abril até junho).

Inicialmente, dia 14/04/2011, tivemos a participação da SQA com a presença da coodenadora do projeto de Educação Ambiental, Sra Cristina, que trouxe, na parte da manhã uma palestra com o tema:”Consumo Consciente: Por um mundo melhor”, para os alunos da área, a palestrante com formação específica na área de meio ambiente foi a Sra Leila.

Dando continuidade as atividades do projeto Escola Limpa 2011, recebemos a visita da professora Ana Maria Pinto Martins do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, Coordenadora do Projeto Ambiental em sua escola. Neste dia, 25/04/2011, Ana Maria assistiu as apresentações de nossos alunos, palestrando na parte da manhã e a tarde. Na ocasião a professora trocou experiências e contou para os alunos e professores um pouco de sua trajetória e trouxe alguns trabalhos feitos com material reciclável.





Direção e professores acompanhando o trabalho.

5ª série

6ª série