sexta-feira, 8 de abril de 2011

AUTISMO

VOCÊ SABE O QUE É AUTISMO?



Na definição, AUTISMO é um transtorno que causa atraso no desenvolvimento infantil, que compromete principalmente sua socialização, comunicação e imaginação. Manifesta-se até os três anos e ocorre 4 vezes mais em meninos do que em meninas.

Na prática AUTISTA é aquela criança que tem dificuldades de se entrosar com as outras; que prefere brincar sozinha; que ás vezes é considerada somente uma criança tímida ou calada. Que tem comportamento difícil, muitas vezes sendo vista como “mimada” que tem “acessos de raiva” por qualquer motivo, ou que muitas vezes nem, é compreendido pelos pais, parentes ou professores...

Quando a criança apresenta um comportamento “diferente” ou “arredio”; se isola; fica horas olhando para o nada; age como se fosse surda; suas brincadeiras são “repetitivas” sem criatividade ou imaginação; não fala, ou se fala, não usa a linguagem “adequadamente” para de comunicar, muitas vezes somente repetindo frases que houve na televisão... É hora de procurar um médico...

A palavra “Autismo” assusta, pois não se conhecem ainda suas causas, mas não se deve temer, pois a criança autista quando corretamente diagnosticada e encaminhada para tratamento com profissionais experientes, tem grandes chances de desenvolver todo o seu potencial ao máximo e ser o mais independente possível.

O autismo pode ser acompanhado de outros distúrbios como depressão, epilepsia, hiperatividade, e outros. Apresenta-se em graus, desde os mais severos ( que não falam, não olham, não mostram nenhum interesse no outro.) aos mais leves chamados de alto-funcionamento ( que falam, é capaz de acompanhar estudo normal, desenvolver-se em uma profissão e criar vínculos com os outros.

Alguns profissionais envolvidos no tratamento e/ou diagnóstico são: Neuropediatra, psiquiatra infantil, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacional, fisioterapeuta, pediatra.


O diagnóstico é difícil pois, as características se confundem e a falta de informação sobre o assunto é grande na área médica.



Contatos: aamparho@gmail.com