quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia do Meio Ambiente

No dia 5 de maio, comemorou-se o dia do "Meio Ambiente", por esse motivo, as aulas de Informática, tiveram o objetivo de propor reflexões, que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental, pois o meio ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais.

PLANO DE AULA:



1º momento: Vídeo Ilha das Flores: www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28,

A atividade com o filme "Ilha das Flores", do diretor gaúcho Jorge Furtado, uma crítica sobre a sociedade de consumo, que acompanha a “trajetória” de um tomate, desde a plantação, até ser jogado no lixo. Conversa com os alunos para saber sua percepção sobre o que é lixo, o que é desperdiçado, o que pode ser re-utilizado. Apresentação do filme.Debate para que cada aluno se manifeste sobre o que achou do documentário: Que tipo de linguagem o curta-metragem utiliza? Onde se passa a filmagem? Que impressões causam essas imagens? Qual mensagem o vídeo transmite? O que acharam do caminho do tomate?

2º Momento: Leitura do texto A Nova Face do Lixo, que traz informações sobre a reutilização do lixo proveniente de coletas e perguntas sobre os resíduos que observaram em casa e na escola: eles podem ser coletados e transformados em novos produtos?

3º Momento: Produção de um vídeo, evidenciando o que foi observado durante o passeio na comunidade.

5º Momento: Produção de um texto jornalístico, sobre a matéria feita com o vídeo.

Abaixo o texto produzido pelos alunos:


Segunda-feira, 17 de maio de 2010.


S.O.S Corrientes

Mateus Radke


A situação em Corrientes, 6º Distrito de Pelotas , não é diferente da maioria das cidades do pais, Muito lixo jogado nas valetas e esgoto a céu aberto. No local estão restos de comida, lixo doméstico, sacolas, garrafas plásticas e pneus, a disposição dos insetos e roedores.

Segundo a dona de casa Nara Garcia Souza, o problema com o descaso do lugar é antigo. “ as valetas a céu aberto, estão ai, fico preocupada, principalmente com os dias de chuvas, que as valetas transbordam, produzindo um mau cheiro, isso ajuda na proliferação de mosquitos.

Já o sr. Valdir Ieke, proprietário da oficina mecânica, preocupa-se com o destino dado aos pneus. Ele afirma que coloca os mesmos a disposição dos moradores, para que usem em enfeites de jardins, já o resto tem que ficar armazenado em galpões sem destino.

A proprietária do restaurante do local, diz que reutiliza o óleo de cozinha, fazendo sabão caseiro. Um belo exemplo de cuidado com o meio ambiente.

A falta de saneamento básico, prejudica a saúde da população, pois doenças por falta de abastecimento de água potável, sistema de tratamento de esgoto e coleta de lixo podem surgirem, agravando a situação dos moradores da região.

A obrigação do governo municipal, é garantir qualidade de vida a essa população, já a dos moradores e aprender a reciclar e reutilizar o lixo doméstico.



Conscientizando a População

Iuri Miritz Keidann 7ª série


A Colônia Corrientes, possuiu uma população maior do que a alguns anos atrás, devido a este crescimento e da falta de educação das pessoas, em alguns pontos do local, alguns moradores que não tem consciência de seus atos, jogam lixo em lugares indevidos como nas valetas, entupindo e com isso produzindo um mau cheiro, causando grande transtorno nos dias de chuva.

A comunidade não tem saneamento básico, os esgotos ficam a céu aberto e o lixo doméstico é jogado no Arroio Corrientes, por moradores sem consciência ecológica. Quando ando pela estrada encontro muito lixo como: papel de bala, de chiclete, garrafas pet e etc..

Em minha casa, separamos o lixo orgânico do inorgânico. O lixo orgânico nós jogamos no outro lado da estrada para os bichos abandonados comerem. O que não é consumido por eles desaparece naturalmente sem causar nem um dano ao meio ambiente. O lixo inorgânico nós colocamos em sacolas, as quais o caminhão do lixo recolhe uma vez por semana, pois infelizmente aqui não existe coleta seletiva de lixo.

Seria importante que pudéssemos exercitar o que aprendemos nas aulas, reaproveitando e reciclando o lixo.

Acredito que todos devem fazer como eu e minha família, cuidar do meio ambiente, assim teremos um planeta melhor de se viver.


CONCLUSÃO: Apresentação do vídeo produzido pelos alunos.

Os alunos, deverão trazer para a escola, o óleo de cozinha usado, para fazermos sabão caseiro.

Assista o vídeo produzido pelos alunos:





segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das Mães

No dia 06 de Maio, realizou-se uma palestra com a Pastora Roili Borchardt,em homenagem ao "Dia das Mães", com a participação do coral "Ecos de Louvor". Ela falou para as mães, alunos, professores e funcionários da escola.
No próximo encontro, que realizar-se-á dia 10 de junho de 2010, a palestra será sobre o "Meio Ambiente".
Após a palestra,o aluno Edvan Oliveira, fez uma homenagem a todas as mães.
Foi servido um delicioso jantar, patrocinado pela Agência Banrisul 0320 Centro, Valnei Tavares- Escritório de Advocacia e Supermercado Stark.












Hora Cívica


Foi sancionado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei nº 12031/2009, que altera a Lei 5700/ 1971, tornando obrigatório a execução semanal do Hino Nacional nas escolas de todo o país.
Uma vez por semana, o Hino Nacional terá de ser cantado em todas as escolas. O objetivo da medida é dar aos estudantes, especialmente aos jovens, noções de civismo e cidadania.
Para o deputado Brunelli, hastear a bandeira brasileira ao som do “Ouviram do Ipiranga”, pode ser uma ferramenta pedagógica a ser usada na integração das mais diversas disciplinas escolares.
Nossa escola, apóia essa iniciativa do Governo Federal, por ver nela um objetivo nobre: dar ao jovem brasileiro a auto-estima e o orgulho de ser brasileiro.