quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sala Informatizada

A sala informatizada oferece, tanto para professores quanto aos alunos, recursos audiovisuais que permitem estimular o pensamento crítico, para o desenvolvimento de projetos que venham a contribuir a construção do conhecimento.
Os objetivos desta sala é:
  • Integrar recursos tecnológicos ás atividades curriculares;
  • Preparar o educando para utilizar a tecnologia da informação para seu desenvolvimento cognitivo e social;
  • Capacitar os alunos para utilizar o computador como recurso para criar projetos que enriqueçam o trabalho em sala de aula;
  • Motivar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de resolver problemas;
  • Criar novas dinâmicas de aprendizagem a partir do uso da tecnologia.
A sala está em funcionamento dede 2006 e possui 10 computadores, para alunos de pré-escola a 8ª série.
É oferecido monitoria, por alunos mais aplicados, aos usuários de menor idade.
Em 2009, as alunas Francine Souza e Tainá Garcia estão realizando o trabalho com muita competência. Parabéns a elas!!





quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Projeto Meio Ambiente


O Projeto Meio-Ambiente, teve sua culminância no sábado 24/10/09, através da apresentação de trabalho dos alunos e mutirão de recolhimento de lixo no Corredor até o Supermercado Stark. A professora Arlete (ciências) coordenou o plantio de árvores no pátio da escola.

Os alunos do Projeto de Informática assistiram a vídeos e fizeram muitas pesquisas na net e, ao final, concluíram as atividades com uma apresentação de slides, criando uma propaganda para uma marca nova de sabão a partir do óleo de cozinha, que seria jogado na natureza.



Passeata de conscientização.

Coleta de lixo no pátio da escola.



Trabalho realizado pelos alunos do profº de Inglês.



Trabalho feito pela aluna Lizete J. Timm


Trabalho feito com PEJA Profª Rosani Rivaroli



Trabalho feito pelos alunos das Profªs de Ciências, Artes e Português.

Trabalho feito pelos alunos da profª de Artes




Dia da Criança

No dia 09/10/09, foi comemorado o "Dia da Criança" com muitas brincadeiras e um GRE-NAL 4X8 entre as séries. As mães também disputaram um amistoso de futebol. Foi oferecido para os alunos, muito sorvete, patrocinado pela sorveteria Tamaju. Também os meninos saborearam um delicioso cachorro-quente. A farra foi Grande!!!








segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Semana do Trânsito











No último dia 24 de setembro, os alunos do currículo, tiveram uma tarde de muito conhecimento e brincadeiras orientados pela Enfermeira Roberta da ECOSUL e seus colegas de Pronto Socorro de Pista. Ela palestrou para os alunos, e logo após, seus colegas convidaram alunos voluntários para demonstrar como fazer uma mobilização. A intenção da equipe era que, eles vivenciassem regras de trânsito e levassem para suas famílias os ensinamentos que adquiriram naquela tarde. Os alunos foram convidados a conhecer o interior da ambulância e vivenciar os procedimentos feitos nas vítimas de acidentes.. A ECOSUL ofereceu para a meninada um delicioso lanche. Eles adoraram!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

20 de Setembro






No último dia 22 de setembro, foi um dia especial onde toda a comunidade escolar saudou a pátria brasileira e gaúcha. As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Pelotas foram hasteadas e foram entoados seus respectivos hinos antes do desfile. Na grande caminhada pela rua principal de Corrientes , bandeiras foram carregadas com orgulho, por nossos alunos. Os professores, acompanhando os alunos, mostravam os trabalhos que tinham produzido com as turmas. A banda, regida pelo prof. Maurício Vieira, tocava animada. Nossa escola, como sempre, estava linda! Parabéns a todos!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROJETO GAÚCHO




No sábado, dia 12 e 19 de setembro, aconteceu a mostra dos trabalhos dos alunos, que estiveram envolvidos em várias atividades relacionadas aos costumes do gaúcho. Suas vestimentas, sua culinária, suas músicas, seus hábitos,etc.
Para que esse dia fosse especial, a escola disponibilizou um espaço para os alunos exporem seus trabalhos escritos, bem como os orais.
Cada professor coordenou uma pesquisa diferente:
  • A Profª Arlete, da disciplina de Ciências, pesquisou com as turmas de 5ª a 8ª séries, a Culinária gaúcha e gaúchos famosos.
  • A profª Altiva, da disciplina de Português, pesquisou as características do gaúcho, as vestimentas e como preparar um autêntico chimarrão.
  • A Profª Ilca, de História, fez um apanhado de toda a história da Revolução Farroupilha, desde a mais longa capital Farroupilha ( Piratini ), Motivos da Revolta, Constituição Farroupilha ( o governo, a economia, o exército ( no qual os soldados eram as buchas de canhão). Também, fez um estudo dos Símbolos da Rev. Farroupilha em especial a Bandeira do Rio Grande do Sul e seus heróis. Também foi feita uma pesquisa na qual descobriu-se que o Umbú é a árvore símbolo do Rio Grande do Sul.
  • Os alunos da Profª Tédia, de Matemática, brincaram de cama de gato e com as Cinco Marias, que são brincadeiras do folclore gaúcho.
  • A 3ª série, Profª Dinamar, fez um estudo sobre o significado do Hino Rio grandense, e ao final, os alunos cantaram com muito entusiasmo o hino, acompanhado pelo violão do aluno Cristhian.
  • A profª Ana Paula, do Projeto de informática, fez um estudo sobre a origem do arroz carreteiro, prato típico da cultura gaúcha.
  • A profª Rosa, da Pré-escola, construiu com os alunos a bandeira do Rio grande do sul, usando papeis coloridos. Neste dia os alunos estavam usando as fitas das cores da bandeira do Rio Grande.
  • A profª Rosani, junto com suas alunas do PEJA, construiu um álbum com os 10 mandamentos do chimarrão.
  • A 3ª e 4ª séries apresentaram um jogral de poesia campeira ( Que diacho ! Eu gostava do meu cusco)e emocionou a todos.
  • A 1ª série, da profª Iliane, cantou a música Prenda Minha.
  • A 2ª série, da profª Glória, apresentou a dança do Pezinho e cantaram a música do Balaio.